Neurodivergente, neurodiverso, neuroatípico, o que é isso? Neste post eu vou te explicar o significado de alguns termos que você encontrará neste blog.
Neurodivergente: A palavra "neurodivergente" é a junção de "neuro" (neurológico) + divergente e designa quem tem um funcionamento neurológico divergente (isto é, diferente) do tradiconal.
Neurodiverso: A palavra "neurodiverso" é a junção de "neuro" (neurológico) + diverso (que faz parte de uma diversidade). É uma expressão sinônima de "neurodivergente", que mostra a diversidade de maneiras de funcionamento neurológico do cérebro humano.
Neuroatípico: A palavra "neuroatípico" é a junção de "neuro" (neurológico) + atípico (aquilo que não é tipico ou usual). É uma expressão que designa pessoas cujo funcionamento neurológico é diferente do padrão. Obs.: O termo "atípico" também é utilizado no mesmo sentido.
Hiperfoco: É o foco com uma intensidade acima da média. Esta expressão é utilizada para designar o foco extremamente intenso de algumas pessoas em uma atividade e/ou um assunto específico (podendo ser um conjunto de atividades, assuntos, objetos, sensações, etc., e até mesmo pessoas, como a Sohpia Mendonça fala mais no Instagram dela, que você pode conferir aqui: https://www.instagram.com/sophiamendoncaoficial). Em pessoas com autismo e TDAH, este foco usualmente fica acima da média.
A diferença para os neurotípicos é que neurotípicos tendem a hiperfocar em alguma coisa quando precisam deste foco para um objetivo específico. Ex.: um universitário que estuda intensamente para uma prova). Já em pessoas com TDAH, autismo e/ou outros transtornos neurológicos, o hiperfoco pode servir como uma forma de:
- se regular, aliviando sensações ruins (estresse, sobrecarga, etc). Ex.: Em casa, um neurodiverso com hiperfoco em carros pode se autorregular girando várias vezes as rodas de um carrinho depois de ter se sentido sobrecarregado em um lugar com luzes muito fortes;
- aprender (o foco intenso em um assunto pode levar uma pessoa a aprender mais sobre ele). Ex.: uma criança com hiperfoco em países do mundo pode aprender sobre eles antes da idade escolar, ficando adiantada na matéria em relação a outras crianças; uma criança com hiperfoco em carros pode aprender a contar usando carrinhos de brinquedo, aprendendo os números antes da idade escolar; etc);
- se concentrar (ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o hiperfoco ajuda as pessoas a se concentrarem. Muitas vezes, o hiperfoco é a maneira que uma pessoa encontra para aprender coisas novas);
Dentre outras funções do hiperfoco.
Sensorial: A palavra "sensorial" vem de sensações. Esta palavra define o processamento das sensações pelo cérebro humano, sejam elas físicas, mentais, emocionais, etc. Na comunidade autista, geralmente esta expressão denota sensações físicas, mas pode indicar também sensações mentais, emocionais, etc.;
Sobrecarga: A palavra em questão define uma espécie de exaustão causada por uma série de fatores (sensoriais, sociais, etc). Resumidamente, é um acúmulo de sensações, sejam elas físicas, mentais, emocionais, sensoriais, sociais, etc. Este acúmulo de sensações podem afetar a pessoa atípica de várias maneiras, sendo a exaustão a forma mais comum;
Rigidez de pensamento ou cognitiva: Ao contrário que pode parecer, a expressão "rigidez cognitiva" não denota dificuldade ou incapacidade de aprendizado. Na realidade, a expressão "rigidez cognitiva" ou "rigidez de pensamento" seria mais classificada como "8 ou 80", de acordo com o termo neurotípico. Ou seja, a rigidez de pensamento é uma inflexibilidade do neurodivergente em relação a algum assunto, alguma pessoa, algum lugar, alguma situação, etc.;
Capacitismo: Resumidamente, capacitismo é a atitude [passiva ou ativa] de um indivíduo em tratar pessoas com deficiência como se fossem incapazes de falar, pensar, sentir e agir por si mesmas. Basicamente, o capacitismo rotula como incapazes quaisquer pessoas que estejam fora dos padrões de "funcionamento" humano;
Capacitista: Basicamente, é quem pratica o capacitismo;
Meltdown: A palavra em inglês significa "derretimento". Na comunidade autista, esta palavra designa as crises nervosas (e, muitas vezes, explosivas) experienciadas por pessoas com autismo. Não sei ao certo se pessoas com outros transtornos também têm meltdowns, mas o que sei atualmente é que pessoas autistas podem vir a ter estas crises, por várias razões;
Shutdown: Esta palavra inglesa significa "desligamento". Na comunidade autista, este termo designa crises em que uma pessoa fica "fora do ar" por algum tempo, por quaisquer razões. A característica principal de um "shutdown" é a visível apatia, como se a pessoa estivesse "desligada". Muitas pessoas no espectro relatam que, em estado de "shutdown", teêm dificuldades para falar e até mesmo se mover. Geralmente tem a ver com algum tipo de sobrecarga, principalmente emocional;
Stims: Também conhecidos como "estereotipias", stims são movimentos repetitivos que o indivíduo neurodivergente faz. Estes movimentos podem incluir:
- Balançar o corpo para a frente e para trás;
- Balançar o corpo para os lados;
- Bater palmas;
- Pular;
- Emitir algum tipo de som incomum;
Dentre muitos outros.
Estes movimentos repetitivos são uma forma de o indivíduo expressar seus sentimentos (alegria, tristeza, medo, raiva, etc.) e também uma forma de autorregulação em situações de estresse (longa espera em filas, por exemplo), além de poder manifestar várias outras formas de emoções, sentimentos e/ou sensações da pessoa neurodivergente. A menos que tais movimentos possam causar prejuízos ao próprio indivíduo ou a terceiros, não devem ser reprimidos.
Obs.: Um movimento repetitivo que incomoda outras pessoas não necessariamente as prejudica, portanto, se o seu filho ou pessoa sob seus cuidados faz movimentos repetitivos que incomodam as pessoas, mas não prejudicam (não quebram nada, não atrapalham outras pessoas, etc.), e não prejudicam a ele próprio (ex.: andar na ponta dos pés), não há por que tirá-los.
Stim toys: São brinquedos sensoriais, que ajudam na autorregulação do neuroatípico. Geralmente, estes brinquedos ajudam a acalmar a ansiedade e/ou trabalham outras áreas (ex.: coordenação motora), sendo muito úteis e valiosos para o neurodiverso. Exemplos de brinquedos sensoriais: mordedores, bolinhas anti-stress, etc;
Sincericídio: É uma expressão utilizada para designar aqueles que falam tudo que pensam, sem pensar em como isto afeta o outro. Devido à literalidade, pessoas autistas são mais propensas ao sincericídio, mas, no decorrer da vida, podem aprender a evitá-lo, passando a dosar a sinceridade ao falar sobre algum assunto;
ABA: É a sigla para Appled Behavior Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada, em inglês. É uma espécie de terapia voltada a aprimorar habilidades sociais em neuroatípicos;
Elopping: Esta expressão em inglês designa crianças que têm o costume de sair correndo sem rumo, quando não estão seguras por um adulto. Crianças autistas podem ter maior propensão ao elopping, já que, no autismo, um dos sinais que podem indicar o transtorno é a falta de noção do perigo, mesmo com a pessoa em uma idade teoricamente mais madura.
Com isto, uma pessoa autista pode simplesmente atravessar a rua sem olhar e fazer coisas do tipo. Com tratamento adequado e o aperfeiçoamento de habilidades funcionais (como atravessar a rua), este comportamento pode diminuir ou mesmo desaparecer;
Nível(is) de suporte: Esta expressão indica quanto suporte (ou seja, quanta ajuda) um autista necessita em atividades do cotidiano. Quanto maior o nível de suporte, de mais ajuda ele necessita no dia-a-dia e vice-versa.
O autismo possui 3 níveis de suporte, que são erroneamente classificados por algumas pessoas como "grau leve", "grau moderado" e "grau severo". Mas esta classificação é errada. O autismo não se mede por "grau de severidade" e sim pela quantidade de suporte (entenda-se ajuda) que o autista necessita no cotidiano. No caso, o nível 1 é o de menor suporte, o nível 2 corresponde a suporte intermediário e o 3 a muito suporte.
Obs.: Clinicamente, só existem esses 3 níveis de suporte. A menos que haja alguma atualização nos manuais clínicos, os níveis de suporte são esses que citei. Mas, caso haja alguma atualização, buscarei atualizar as informações aqui no blog e nas redes sociais o quanto antes.
Estes foram alguns dos termos comumente vistos e utilizados na comunidade autista. Se for o caso, posso fazer mais partes deste post, explicando melhor estas questões. Você quer ver mais termos como este? Deixe nos comentários!
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